Como Responder Sobre os Seus Objetivos na Empresa

Antes de te dizer como você tem que responder, queremos que você entenda porque a empresa te faz essa pergunta.

E vamos começar te dizendo: Pense como a empresa!

Pensar como a empresa

Muitas vezes a empresa quer saber se o que ela tem como objetivo para os anos seguintes, vai se encaixar com aquilo que você tem de objetivo para a sua vida.

Isso porque a empresa tem planos e ela quer oferecer treinamentos, para aqueles que irá contratar, por isso não quer contratar alguém que vá entrar e sair rapidamente. A entrada e saída de um funcionário custa muito para o contratante, pois requer tempo de treinamento por conta da empresa.

Então, não importa o tipo de contratação (jovens aprendizes, CLT, estagiários), a empresa sempre planeja ficar bastante tempo com a pessoa contratada. E, por isso, ela está em busca de alguém que esteja alinhado(a) com os anseios da empresa.

Se a empresa percebe que aquilo que ela planejou para o futuro vai se encaixar com aquilo que o candidato, no caso você, pensou para a sua carreira, é muito mais fácil para ela tomar a decisão de te contratar.Isso não quer dizer que se os seus objetivos não estiverem alinhados com os da empresa, ela não irá te contratar (principalmente se o objetivo for contratar um jovem aprendiz). Isso apenas quer dizer, que as chances de contratação serão maiores se a empresa e você estiverem alinhados.

Mas, fica a pergunta: como saber quais são os objetivos da empresa? Vamos chegar nessa parte.

Como identificar os anseios da empresa?

Você pode entrar no site da empresa para você saber qual é a missão, visão e valores.

Na missão e visão, será possível descobrir muito sobre a empresa, incluindo os objetivos, e ainda os planos futuros.

Fazer isso já vai te ajudar muito. Mas se for uma empresa que tem várias unidades, você terá que pesquisar qual é o objetivo da unidade que irá se candidatar (na sua cidade). E para saber disso você precisará fazer pesquisas e ler jornais, quem sabe conversar com alguém que já trabalhe na empresa (se for possível).
Tente descobrir se a empresa tem interesse em exportar, ampliar ainda mais as unidades. E se ao se informar sobre a empresa você descobrir que pode ajudar em algo, mencione isso na entrevista.

Objetivos a curto, médio e longo prazo

A empresa quer saber basicamente três objetivos seus. O primeiro é o que você pensa em fazer em curto prazo.

O objetivo a curto prazo é ter um emprego, já o segundo objetivo a médio prazo geralmente envolve cerca de dois a três anos, e você pode responder que quer fazer um curso técnico, um tecnólogo, quer terminar o ensino médio, enfim.

E qual é o objetivo a longo prazo? O que seria um objetivo a longo prazo? Esse é um objetivo para cinco ou seis anos; talvez uma faculdade.

É claro que você não deve dizer isso a todo momento e em todas as empresas em que vai procurar emprego. O que você deve dizer é a verdade.

A dica é: tenha esses objetivos. Planeje de verdade o seu crescimento profissional.

E agora que você já sabe disso é fácil formular uma resposta, não é mesmo?
Então, te desejamos sorte!

8 comentários