O que falar sobre você na entrevista

Em praticamente toda entrevista, o entrevistador vai soltar a famosa frase: “Fale-me sobre você”. E quando essa frase surgir, existem alguns pontos que você pode mencionar sobre você.


Ao falar a respeito da sua personalidade, não mintam a respeito sobre isso. Existem algumas pessoas que mentem sobre si, e acabam se prejudicando. Dizem “eu sou comunicativo”. Porém, todos percebem que não são comunicativos, pois pessoas comunicativas têm posturas que não têm como serem copiadas. E fica na cara que as pessoas não são comunicativas.


Então não fale coisa que você não é. Se você não sabe o que dizer sobre você, existe uma forma bem fácil que você pode utilizar para mapear e formular uma resposta interessante, e uma delas é:


Procure opiniões diferentes !


Fale com seus pais, por exemplo, eles conhecem você e sabem qual é a sua personalidade. E enquanto eles falam, você coloca tudo no papel. Portanto, anote tudo aquilo que eles disserem, combinado?


Fale com os seus colegas de escola, pois eles também já convivem com você por um bom tempo e vão te dar mais adjetivos para uma outra lista. Você também pode falar com a sua namorada, e com os seus professores. Mas, porque falar com professor? Os professores são muito observadores e provavelmente vão utilizar termos técnicos, o que vai te ajudar bastante.


Enquanto todas essas pessoas falam sobre você e sua personalidade, você pode ir anotando e também refletindo a respeito. Refletindo sobre o que as pessoas dizem, você pode se avaliar e entender qual é a maneira como as pessoas te veem. Se a maioria das opiniões ao seu respeito forem positivas, você está no caminho certo. Mas, se as opiniões ao seu respeito forem em sua maioria negativas, tente melhorar.


A autoavaliação é muito importante na vida como um todo. E quando se trata de desenvolvimento profissional e carreira, a autoavaliação é ainda mais necessária. Portanto, faça isso com frequência. Faça uma autoavaliação dos seus trabalhos, dos seus projetos, da forma como você lida com todos ao seu redor, e com as adversidades.


Uma vez que você tenha esta lista, selecione 3 ou 4 características que você perceba que mais se encaixa na sua personalidade. Selecione aquelas que você acredita que possua mesmo. Algumas pessoas podem dizer características com as quais você não se identifica. Portanto, apenas as características que você acredita ter, devem ser selecionadas e ditas ao entrevistador quando ele te pedir para falar sobre você.


Mas, lembre-se de dizer apenas as características que você tenha de fato. Se você acredita ter a personalidade comunicativa e extrovertida, então serão estas as características de personalidade que você vai dizer quando for pedido que fale sobre ti.


Um exemplo de qualidades que você pode dizer é: “Eu sou uma pessoa comunicativa, alegre, que gosta de ajudar as pessoas; faço amizade com facilidade e me relaciono muito bem com todos os públicos. Perceba que dizer dessa maneira sairá com muita facilidade.


E é isso pessoal, não conte mentiras. Fale a verdade sempre.


Até mais!

2 comentários