Qual a melhor forma de conseguir recolocação depois dos 40?

Ao longo da minha experiência atuando na área de RH, escuto bastante o pessoal na faixa dos 40, ou dos 50, contarem sobre o quanto perdem oportunidades para o pessoal mais jovem.

Os relatos mais comuns são:

  • Não coloco a minha idade no currículo, mas acabo sendo descartado quando o recrutador pergunta;
  • Não sei como procurar trabalho com a agilidade dos mais jovens;
  • Se tenho muita experiência, acabo recebendo retorno de que sou qualificado demais para a vaga;
  • Me dizem que preciso de mais atualização dos meus conhecimentos, inclusive em novas tecnologias;
  • Os salários que me oferecem não é compatível com a minha experiência, etc.

Acabei de relatar aqui as cinco reclamações que mais recebo. Conseguem perceber a quantidade de reclamações que recebo e que não relatei aqui? Então.

E todos os que fazem essas reclamações, me garantem que podem fazer um bom trabalho, e até mesmo melhor que o pessoal mais jovem. Dizem: “Se a empresa me der uma oportunidade eu faço um bom trabalho”.

Todos são profissionais qualificados e que não conseguem entender porque as empresas preferem o pessoal mais jovem.

E na tentativa de ajudar você que tem mais de 40 anos e quer se recolocar no mercado de trabalho, quero compartilhar minhas percepções ao longo dos meus anos trabalhando com RH. Uma das coisas que percebi é que o problema não é a idade das pessoas. É o posicionamento que elas têm!

Ou seja, se você tem mais de 40 anos, fique tranquilo. A sua idade não é o seu maior problema. Dá para ganhar do pessoal mais jovem se for concorrer pelos mesmos quesitos.

As vantagens dos que têm menos idade e menos experiência, é que essas pessoas aceitam ganhar menos, estão ligadas nas novas tecnologias, e mostram muita empolgação quando falam do seu futuro na empresa.

Desta forma elas convencem os gestores de que as contratando, eles trarão novas energia e ideias para a empresa. O problema é que depois de algum tempo começam a aparecer os problemas da falta de vivência profissional.

  • Problemas de relacionamento;
  • Falta de controle emocional;
  • Muitas ideias e pouco resultado…

A lista de problemas é grande!

E também existem as hipóteses de que algumas pessoas mais novas peguem todo o aprendizado que conseguiram e simplesmente saiam para outras empresas, às vezes até para concorrentes. Assim os gestores ficam com aquele sentimento de terem sido traídos.

Pare e pense um pouco sobre a quantidade de problemas que você, com mais idade, pode EVITAR para a empresa. Use isso ao seu favor.

Agora vamos ao que interessa: como fazer a empresa te dar uma oportunidade? A solução é usar um fator que nenhum outro candidato mais jovem pode usar.

Isso mesmo. Existe uma característica que só quem tem mais idade tem, e que o pessoal mais jovem só vai ter quando tiver mais idade. E não é experiência.

Os que têm mais idade, têm mais MATURIDADE! E esse é o ponto. É isso que evita problemas para a empresa. Toda Empresa Precisa De Alguém Com Maturidade na Equipe. E você precisa saber mostrar isso.

E existem várias formas de mostrar a maturidade, tanto no currículo quanto na entrevista. Se não sabe como aplicar a maturidade no currículo, leia o artigo que publicamos aqui: A importância de ter um CV personalizado. Você vai entender melhor.

Espero que essa dica te ajude.
Sucesso e um abraço!!

16 comentários