Porque eu devo te contratar? Aprenda a responder a essa pergunta.

Essa é uma pergunta que muitos tremem ao ouvir, porque essa pergunta vai dizer muitas coisas para o entrevistador. Por exemplo, se ele percebe que você é uma pessoa arrogante, que acha que consegue fazer tudo sozinho e não precisa de ninguém, ele entenderá que você é uma pessoa difícil de ter um relacionamento

Algumas vezes esta pergunta é feita assim: “Por que eu devo contratar você e não o companheiro teu que veio aqui buscando a mesma vaga?”


Nessa hora muitas pessoas começam a falar mal do outro candidato. Saiba que não é esse o objetivo. O objetivo é que você diga ao entrevistador todas as habilidades e competências que possui e que pode trazer para a empresa.

Veja este exemplo:


Para o jovem aprendiz que colocou no currículo que sabe formatar computador, trocar cartucho, tonner, e que sabe instalar software, esse é o momento de você falar das sua habilidade e que elas vão agregar na empresa.


Uma resposta que você pode dar é: “Olha, quanto ao outro que está concorrendo comigo, eu não posso falar muito. Ele tem as habilidades e competências dele. O que eu posso garantir para a empresa é que se me derem essa oportunidade, que por sinal, quero muito, eu vou procurar utilizar as minhas habilidades com a informática, e vou tentar aprender cada vez mais para fazer mais atividades aqui dentro, pois eu sei que posso crescer profissionalmente aqui. E vejo essa vaga como uma possibilidade de crescer e entrar no mercado de trabalho”.

Fale mais das suas habilidades


Sobre as suas habilidades, você ainda pode falar mais. Fale sobre algumas coisas que você pode oferecer, geralmente gostam muito de ouvir que você está com vontade de entrar.

E aí eu posso até te perguntar: “Por que você está com tanta vontade de entrar?” e você pode falar um pouco sobre a empresa. Por exemplo: “Olha, eu sei que aqui as pessoas são bem tratadas, a empresa é muito reconhecida, e receber a possibilidade de ter na carteira de trabalho um registro aqui vai me abrir portas no futuro. E eu valorizo muito qualquer oportunidade que eu tenha aqui na empresa de vocês. E o que não vai faltar da minha parte é empenho”


Falando isso você se compromete. Essa é uma possibilidade muito boa de você responder essa pergunta.


Só tome cuidado para que você não caia no erro de falar mal do outro candidato e nem de falar sobre habilidades que você não tem. Fale sobre tudo que você vai trazer e fazer de bom para a empresa. Fale de coisas positivas, de tudo o que você vai levar de bom para dentro da empresa. Isso ajuda muito e é o que eles (os entrevistadores) querem ouvir!


Essa não é uma pergunta para você ter medo de responder. É uma pergunta para mostrar que você tem comprometimento e que a empresa vai lucrar ao contratar você.


É isso pessoal, até a próxima e boa sorte!

11 comentários