Como ir bem em entrevistas de emprego sem experiência profissional

“Como ir bem em entrevistas de emprego sem experiência ou qualificação profissional?” Essa é uma pergunta cada vez mais frequente, principalmente entre o público jovem.

Pessoas dedicadas, esforçadas e que poderiam se destacar facilmente em alguns setores, estão cada vez mais distantes das vagas e das oportunidades de trabalho por não terem experiência e/ou qualificação profissional.

Por esse motivo resolvemos criar esse artigo e assim ajudar a todos que precisam e buscam por um emprego, mostrando como ir bem em entrevistas de emprego sem experiência ou qualificação profissional.

Afinal, tem como conseguir emprego sem ter experiência? 

Realmente, se você estiver olhando o cenário do mercado atual, parece mesmo não ter como conseguir emprego sem ter experiência. E isso talvez te preocupe ao ponto de não te deixar dormir uma noite inteira. Mas queremos te dizer: “Calma! É possível.” Apenas continue lendo esse artigo.

Além de te mostrar como ir bem em entrevistas de emprego sem experiência ou qualificação profissional, vamos te dar dicas de como ser bem-sucedido nos processos seletivos. 

Como ir bem em entrevistas de emprego sem experiência ou qualificação profissional?

Por que estamos te dizendo isso? Porque, geralmente, as contratações acontecem para suprir uma necessidade da empresa, e sendo assim, a qualificação se faz necessária.

No entanto, se você não tem a qualificação profissional (diploma, certificados), mas tem uma experiência profissional na área, saiba que ela é um meio de você provar sua competência. 

O ponto destaque aqui é o de que você não depende de uma contratação para poder estudar e ser um profissional mais preparado.  

  • Dicas:
  • Busque cursos na internet, existem muitos gratuitos, para adquirir as qualificações.
  • Pesquisar por cargos e profissões, especialmente vagas sem que não precise comprovar experiência, nos aplicativos de emprego ou sites.
  • Quando o assunto é como conseguir emprego sem ter experiência, tenha outras informações que mostrem por que você é a pessoa certa para o cargo (cursos e serviços voluntários).
  • O autoconhecimento: procure técnicas que possam amenizar o seu nervosismo e minimizar o desconforto. Concentre-se na oratória. 

Para terminar, uma dica extra

Se couber ao seu momento, cogite programas como o Menor Aprendiz ou o primeiro estágio. Avalie!

8 comentários