Envie um currículo personalizado para cada vaga

Nesse artigo, vamos falar sobre a importância de ter um CV personalizado e vamos dar algumas dicas também.

Pense na quantidade de CV que uma empresa recebe. Agora pense no profissional de RH tendo que selecionar um único currículo em uma pilha de papel; todos com a mesma cor, o mesmo formato, e a mesma estrutura. Quem vai chamar a atenção? Será que todos os CV serão vistos? E se forem vistos, será que eles serão lembrados?

Não sabemos se os outros currículos serão vistos e lembrados, mas o seu currículo, depois de você ler esse artigo, não passará despercebido.

A importância de um CV personalizado

Vamos começar o assunto com uma dica:

Tente fazer cursos em áreas diferentes da sua área de atuação; estudar várias áreas, aumentará as suas possibilidades de candidatura ao surgir uma vaga para uma área que você também tenha conhecimento; isso elevará as suas possibilidades de ser chamado para participar de entrevistas e consequentemente, as suas chances de ser contratado.

Tudo bem que ao se candidatar a uma vaga de vendedor, você não irá mencionar o curso que fez, de ‘Programador ou Auxiliar Administrativo’. Não faz sentido, concorda? Nesse caso será mais inteligente colocar os cursos de ‘Atendimento ao Cliente’ e ‘Vendas’. Mas, não se esqueça de personalizar o seu currículo!

Para personalizar o seu currículo, você pode mudar a cor, a estruturação e informar os cursos que você fez na área de candidatura. Mas, a pergunta que não quer calar, é: devo ou não colocar foto no currículo?

Sobre isso queremos te orientar: não coloque apenas foto 3×4.

A verdade é que não existe razão para você não colocar foto no currículo. Não há nenhuma regra entre as empresas que proíba ou desvalorize o uso de foto no currículo. Você pode, inclusive, colocar uma foto 3×4 se quiser. Porém, a nossa dica sobre fotos, é que você coloque uma foto que transpareça a sua essência. Coloque sua melhor foto. Sorrindo, porque não?

Nem sempre as nossas dicas estão certas. No entanto, se você colocar a foto ideal e apropriada, é claro, não será prejudicado por isso.

Coloque a foto que traduz a sua essência, e deixe transparecer nela a pessoa confiante que você é.

Resumindo, a importância de um CV personalizado é:

Centenas de pessoas vão se candidatar para a mesma vaga que você. Então, definitivamente, você não pode fazer mais do mesmo. Seguir o padrão nessa hora, não te fará ser notado.

Lembre-se que o recrutador pode não abrir todos os currículos recebidos, por isso, se ele tiver a chance de ver o seu currículo, mesmo que seja rapidamente, você precisa fazer com que ele fique curioso. O atraia com um bom “marketing” pessoal.

Personalize o seu currículo e o faça parecer com quem você realmente é.

Quero finalizar te mostrando o modelo que eu enviava. É um modelo bem estruturado e objetivo, mas copiar e colar, e preencher os dados, não é o mesmo que personalizar. Fique ligado nisso!

Ah! Sobre a objetividade, é importante dizer: não deixe que o currículo fique parecendo uma redação. Deixe ele simples, fácil e limpo.

Um currículo criativo pode ser o seu “contratado” !

Agora que você já sabe personalizar o seu currículo, quero te desejar uma boa contratação.

Até o próximo artigo!

364 comentários