O que responder sobre a sua pretensão salarial

“Quanto você quer ganhar?” Como responder isso em uma entrevista de emprego?

Existem ocasiões específicas que irão te perguntar a respeito da sua pretensão salarial, duas delas tem a ver com o seu currículo, quando você precisará fazer o currículo pessoalmente na empresa ou enviar por email, uma opção que você terá em currículos online é colocar “a combinar” sua pretensão salarial, isso significa que você não quer falar de salário neste momento, mas vai tratar na hora que for entrevistado.

Isso tem um ponto bom, dá tempo para você descobrir o quanto que a empresa quer pagar, mas, ao mesmo tempo, você tem que correr atrás dessa informação, porque se a empresa te chamar no dia seguinte, você tem que dar um valor específico para ele. Ou seja, você terá que falar sobre o salário que você espera receber.

Existem casos em que você vai fazer o currículo e lá você tem uma surpresa, uma tabelinha com faixas salariais, sem a opção “a combinar”. E como você não tem a opção de colocar “a combinar”, você tem que colocar um valor específico. Nesses casos, de maneira específica, você já tem que correr antes atrás da informação, “Ah ,mas eu estou na frente do computador, não dá para fazer isso agora. O que eu faço?”

Nesse caso você terá que fazer esse currículo ou cadastrar seu currículo, numa outra ocasião. Porque você pode pedir muito pouco, e então você corre o risco de pensarem que você não é um bom profissional, ou você pode pedir muito alto e eles acharem que não tem como contratar um profissional do teu gabarito, pois dá a entender que você é muito bom para o que eles querem e podem pagar. E a única forma para não errar, é fazer uma pesquisa e marcar a opção certa, existem vários sites na internet especializados em informar o salário por área de atuação; e procurar neles pode ser uma boa estratégia.

E no meu caso que sou jovem aprendiz?

O Jovem Aprendiz, se ele ficar à disposição da empresa 8 horas, ele vai ganhar um salário mínimo. Existem casos em que o jovem aprendiz só fica à disposição da empresa por meio período, então, ele ganhará meio ‘salário mínimo’. Isso é de praxe. O jovem aprendiz não ganha mais do que um salário. Esse é um salário definido. Existem os casos em que ocorre o pagamento especial (maior que um salário mínimo) não podemos falar que nunca vai haver ganhos maiores que um salário mínimo, porém, como dissemos, por se tratar de um salário pré-definido, receber mais, será algo raro.

Lembrando que o mais importante para quem está começando, no primeiro emprego, estágio, aprendiz ou trainee é a experiência que irá adquirir.

Não se apegue tanto ao valor que você vai ganhar. Tenha como foco ganhar experiência e entrar no mercado de trabalho. 

Provavelmente no segundo emprego você vai ganhar mais, e se você for um bom profissional e eles puderem, eles efetivarão você na vaga, e com certeza vai ganhar bem mais do que aquilo que ganha um aprendiz, estagiário, trainee e por aí vai.

2 comentários