6 dicas para um currículo Nota 1000

Nesse artigo vamos te dar 6 dicas para ter um currículo nota 1000, ou seja um currículo efetivo que com chances altas de uma contratação.

Então preste bem atenção a partir de agora.

1 – Conheça a importância do currículo

Primeiro, queremos que você entenda a necessidade e importância do currículo para a sua vida profissional. O currículo é a forma das formas mais eficazes na jornada da conquista de um cargo.

Isso porque a etapa de triagem de currículos é a primeira, e é usada pela maior parte das empresas para fazer a seleção. E vale dizer que essa não é uma etapa que pode ser negligenciada, já que ela poderá eliminar o candidato (você) do processo imediatamente.

Por isso, se você ainda não dá a devida importância ao seu currículo, comece a dar porque as entrevistas e contratações acontecerão em decorrência da boa avaliação do seu currículo, que só acontecerá se o currículo estiver preenchido de maneira correta.

2 – Planeje e organize-se para criar seu currículo
Assim como para qualquer função, o treinamento é a chave, e é indispensável. E no caso do currículo não é diferente. Isso significa que é preciso, sim, treinar antes de fazer o currículo definitivo.

Então, antes de começar a escrever seu currículo, você deverá elencar quais são seus objetivos profissionais, por exemplo, qual o tipo de vaga? Você está buscando por um estágio, por um cargo efetivo, jovem aprendiz, PcD, etc? Qual é a categoria da vaga? É uma vaga na área de administração, vendas, TI, logística, produção, qual é a área? Comece o currículo com ela

3 – Atente para o Layout do seu currículo

Na maioria das casos, a clareza, simplicidade e objetividade podem ser muito mais atrativos para o recrutador do que um currículo arrojado e ou ousado. Ressalvas, caso esteja se candidatando para uma vaga de design gráfico,mas, “menos é sempre mais”; então, ao apresentar seu currículo profissional em uma candidatura, faça essa análise.

4 – Estruture seu currículo adequadamente.
No decorrer do desenvolvimento do seu currículo, o foco deverá estar sempre em descomplicar a vida do recrutador, para que ele ache as informações rapidamente. Se isso não acontecer, o seu currículo provavelmente será descartado. Sendo assim, assegure-se de que seu currículo esteja em seções divididas:

  • Dados pessoais;
  • Objetivo;
  • Histórico de experiência profissional;
  • Formação acadêmica e demais qualificações.

5 – Faça a correção com cautela do seu currículo.
Depois da finalização do seu currículo, é imprescindível que dedique um tempo para revisá-lo com atenção, a fim de evitar erros “bobos”, mas que poderão passar uma impressão de desleixo.

Peça para alguém dar uma olhada no seu currículo e permita que essa pessoa dê a opinião dela. Não deixei nenhum ponto que possa contar contra você e prejudicar sua performance no processo.

6 – Entre em ação para conquistar o emprego
Você não terá resultados se não for capaz de colocar em prática tudo que aprendeu. Apesar de todas as dificuldades da vida, na busca pela sua oportunidade, absorva todo o conhecimento que conseguir e coloque em ação.

E essa sexta dica não se adequa apenas para conseguir sua vaga, mas também para qualquer propósito que tenha na vida!

8 comentários