Como Dizer ao Entrevistador quais são suas Habilidades? – Grupo RH VAGAS
Grupo RH VAGAS

Como Dizer ao Entrevistador quais são suas Habilidades?

Antes de começar esse artigo, quero chamar sua atenção para uma resposta a uma entrevistas de emprego: “Olha eu sou uma pessoa comunicativa, alegre, que gosta de pessoas, com facilidade em manter relacionamento, o meu interesse é fazer uma faculdade do futuro (de ciências da computação, sistemas de informática) e hoje eu já faço muitas coisas (habilidades), eu formato computador do pessoal da vila, instalo software nos computadores de casa, notebook do meu pai, eu troco tonner, e instalado cartucho, eu instalo tudo que aparece na parte de informática, a placa de vídeo que eu coloco no computador…”

Perceberam? É lógico, eu já sei que essa pessoa, será de utilidade aqui na empresa. Então é isso! O que você traz de habilidade que já pode usar na empresa? Quando você responder a essa pergunta, “fale sobre você” trazendo isso, falando da personalidade, falando a respeito dos seus interesses e daquilo que você já tem de habilidade, você facilita muito a vida do entrevistador.

Escreva, faça uma lista

Pegue uma folha e escreva, literalmente, quais são as suas habilidades. Comece a escrever coisas como: eu já fiz isso, fiz aquilo, fui auxiliar, aprendi sozinho algo, etc. Escrever em uma folha.

É assim que você se prepara bem para uma entrevista de emprego: Anotando e treinando

Você anota tudo, e após escrever tudo, você pegar essa folha, e vai à frente de um espelho e responda à solicitação “Fale sobre você”.

De frente para o espelho você se olha e responde tudo o que estiver anotado na folha. Faça uma, duas, três, quatro, cinco, seis… Faça várias e várias vezes. Até chegar em um ponto em que consiga falar olhando para o espelho naturalmente.

Faça uma simulação de entrevista

Você pode fazer uma simulação com seu irmão mais novo ou amigos, quem sabe namorada/namorado ou mesmo com seus pais. Faça como se uma dessas pessoas fosse o entrevistador.

Responda às perguntas como você responderia a um entrevistador fazendo a pergunta a você. Responda olhando no olho da pessoa. É uma simulação interessante.

-“Ah mas eu sou tímido”.

Então faça uma gravação no seu celular; você falando para o celular. Como você daria esta resposta? Esse é outro jeito de você treinar e ter mais segurança na hora de falar. Grave e veja como ficou.

-“Ah, eu fiquei muito para baixo” Então, arruma a postura um pouco mais para cima. Gave de novo com a postura certa. Faça isso e você vai perceber onde estão as falhas.

Ter tudo no papel é muito importante. Hoje você consegue imaginar uma resposta boa, mas daqui a dois dias você esquecerá o que tinha planejado. O que não acontecerá se você tiver colocado no papel. A resposta no papel não some!

-“Me chamaram para uma entrevista em cima da hora, o que eu faço?” Anota tudo no papel, pego o papel, e no ônibus vou treinando. Releia e altere o que pensara, e que percebeu que poderia responder de forma melhor

É isso pessoal, até mais! 

Aguarde, estamos carregando sua vaga!

0