O Que Você Espera Desse Emprego? O que Dizer – Grupo RH VAGAS
Grupo RH VAGAS

O Que Você Espera Desse Emprego? O que Dizer

Essa é uma das perguntas mais importantes de uma entrevista, e muitas pessoas respondem de maneira errada. Geralmente dizem:

“Eu espero poder ajudar a minha família, estou desempregado há tanto tempo, estou pegando o que aparece.”

E por mais que essa seja uma resposta verdadeira, o grande problema de dar essa resposta, é que ao receber tal resposta, o entrevistador saberá que o candidato não está interessado em contribuir para a empresa, e assim que tiver uma oportunidade para sair, seja para ir para o ramo que ele gosta ou para uma nova vaga de emprego, ele não pensará duas vezes antes de abandonar o emprego atual. E como já falamos aqui no site, a contratação de um funcionário gera investimentos que precisam valer a pena.

E se o candidato está entrando apenas para atender uma exigência de momento, o treinamento e cuidado que a empresa terá para realizar o seu treinamento, o gasto de tempo e recursos, será em vão. Pois quando ela for embora da empresa (cedo demais), obrigará a empresa a treinar outra pessoa do zero para ocupar o seu lugar, o que culminará em mais gastos.

Por isso, dar ao entrevistador esse tipo de resposta pode ser um tiro no pé! Principalmente para quem já tem experiência profissional, E então você pergunta: “e para quem não tem experiência profissional? Um estagiário ou um aprendiz?

Nesse caso as coisas são um pouco diferentes, porque nesse caso, o candidato espera o aprendizado e o empregador já sabe disso. A empresa já espera que o candidato decida se gosta ou não da área, depois de contratado. E só depois de gostar, ele irá escolher ficar ou partir. Então a empresa se “disponibilizará” para ensinar a atividade, e sabe que em algum momento o candidato tomará uma decisão que pode ser continuar a carreira ou não.

O que se pode esperar de um serviço?

Para os jovens aprendizes e estagiários essa é a oportunidade perfeita de entrar no mercado de trabalho. E se esse é o seu caso, você pode pensar em uma série de respostas para essa pergunta.

Como responder:

É muito bom, nessa resposta você mostrar que sabe um pouco da empresa.


Veja um exemplo: “Eu sei que essa empresa é conceituada, que ela tem tantos funcionários, conheço duas pessoas que trabalham aqui, e elas falaram muito bem da empresa, e é esse tipo de empresa que eu quero para a minha vida. Sei que estou entrando aqui como estagiário (ou como aprendiz) e que tenho apenas 90 dias de experiência, mas vou fazer de tudo pra ficar, crescer e fazer com que a empresa cresça…”


Isso tudo pode entrar na resposta, mas lembre, quem for entrar na empresa como um funcionário registrado, para seguir carreira, pode responder isso. “Eu quero uma carreira, quero crescer profissionalmente, e eu sei que aqui eu vou ter oportunidade para isso”.

Mas lembre-se que responder isso virou moda, algo que todo mundo decora e fala. Então, ao dizer isso, mostre que realmente pensa isso.

Mostre que a empresa é importante para você


Procure mostrar que para você é importante a entrada naquela empresa. Se você fizer isso de maneira sincera, o entrevistador vai perceber. E percebendo ele te dará a oportunidade.

Essa é uma pergunta que parece boba, mas não caia nessa e dê uma respostas comuns. Procure mostrar porque realmente você é importante para esse emprego.

12 comments

Aguarde, estamos carregando sua vaga!

0